Clarice Lispector

Clarice Lispector

Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Foi aberta a Exposição Lirismo Onírico, de Ana Kaminiski e Staëll di Lukka

A Academia de Artes e Poéticas "Clarice Lispector" e os Grupos ARTFORUM Brasil XXI têm a satisfação de divulgar a exposição "Lirismo onírico", das artistas: Ana Kaminiski e Staëll di Lukka, que foi aberta hoje, dia 1 de setembro de 2011, às 19 horas, na Galeria Spazio Surreale, no Jardim Boa Vista, em São Paulo.

A vernissage foi um sucesso! Parabéns às artistas!

_________________________________________________

EXPOSIÇÃO DE PINTURA "LIRISMO ONÍRICO"

Artistas: Ana Kaminiski e Staëll di Lukka
Dia 1 de setembro de 2011, a partir das 19 horas

Exposição aberta de 1 a 29 de Setembro

Visitação de segunda a sexta feira
 Das 10 h às 18 horas

GALERIA SPAZIO SURREALE


Rua Caconde, 234/238 - Jardins - São Paulo


*Matéria divulgada em 01 de setembro de 2011, na Revista Planetária do Futuro - Artforum Internacional:

ANA LUISA KAMINSKI



A pintora Ana Luisa Kaminski nasceu em Erechim, RS, em 1966. Desde cedo interessou-se pela arte, e já na infância começou seus estudos de desenho, pintura, piano e flauta. Ainda adolescente, começou a participar de exposições coletivas em sua cidade natal.

Vive em Florianópolis desde 1985, e graduou-se em Letras na UFSC, tendo concluído o mestrado em Literatura Brasileira em 2002. Desde 1987, trabalha em atelier próprio, dando aulas de desenho e pintura. Expôs suas pinturas em Erechim, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande e São Paulo. A artista deseja levar sua pintura para outros espaços e países.

Ana Luisa Kamisnki foi premiada na Bienal Internacional de Roma, em 2004, na categoria PINTURA. Em agosto de 2010 recebeu a Medalha de Mérito Cultural Anita Garibaldi, concedida pelo presidente da FALASP, por sua participação na exposição Cristal de Talentos, em SP, em agosto de 2010.

Em novembro de 2010, participou de exposições de pintura em Pádova e Anzio, na Itália, tendo sido premiada com medalha de sexto lugar na Categoria Pintura, na exposição de artistas brasileiros e italianos, em Anzio, Itália. Ana Luisa entende a Arte como um canal, ponte ou intervalo entre o visível e o invisível, entre o sonho e a realidade, entre o vazio e o pleno de sentido.

De acordo com Homi K. Bhabha, a Arte aponta para uma zona liminar entre certeza e incerteza, e pode desestabilizar, subverter e questionar, revelando novas possibilidades a partir de suas “verdades inventadas”.

Atualmente, Ana Kaminski está trabalhando em novos quadros, para futuras exposições, planejando publicar um livro de poemas, e estudando as relações entre Arte e Psicanálise.

Ela recebeu uma medalha de prata, por sua pintura STÄEL DI LUKKA, no salão dos artistas plásticos que participaram do Livro de Arte "Cristal de Talentos", do qual foi co-autora, e cujo livro foi lançado, em agosto, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2010, e posteriormente o livro de arte foi lançado em outros espaços culturais e na Casa das Rosas, da Secretaria de Cultura, do Governo de São Paulo.

Blogs de Ana Luisa Kaminski:

*Retratos by Kaminski

*Âncoras e Asas


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

STAËLL DI LUKKA




Staëll nasceu em Jardim, MS, Brasil. Viveu em Campo Grande, MS, durante parte da infância e adolescência, e depois em Campinas, SP. É formada em Direito, e trabalhou como publicitária e desenhista durante muitos anos, chegando a ser chefe de arte e diretora de estúdio de arte.

Posteriormente, ingressou no serviço público federal, e divide seu tempo entre a profissão de funcionária pública, a pintura e a escrita literária. Participou de diversas exposições, coletivas e individuais, em Campo Grande, MS.

Recebeu diploma da ARTFORUM Brasil XXI, por sua atuação no cenário nacional, no campo das artes, como pintora e escritora. Em agosto de 2010, foi condecorada com a Medalha de Mérito Cultural Anita Garibaldi, concedida pelo presidente da FALASP, Conde Thiago de Menezes, por ocasião da exposição “Cristal de Talentos”, realizada em SP.

Em dezembro de 2010, participou de exposições em Pádova e Anzio, na Itália. Foi premiada, recebendo medalha de sétimo lugar na categoria pintura, na Exposição de Artistas Brasileiros e Italianos em Anzio, Itália. Obras de sua autoria foram adquiridas por pessoas de diversos países, como Alemanha, França, Canadá, Argentina, EUA, Uruguai, Japão, Holanda e Suíça. No momento, dedica-se a diversos projetos artísticos, incluindo a escrita de alguns livros (romances) e a preparação de novos quadros para exposições.

Staëll iniciou-se na área das artes plásticas principalmente a partir da oportunidade oferecida por Marilza, que acreditou no talento da jovem, não apenas oferecendo uma bolsa de estudo, como também financiando o custo das telas, tintas e demais materiais necessários para o estudo. Adiante, após completar o curso e já com 18 anos de idade, Staëll foi convidada por Marilza Bissoli para ministrar aulas no seu ateliê.

Dois anos depois, a artista ingressou no ramo da Publicidade, iniciando a carreira de publicitária na agência de Márcio Licerre, como desenhista ilustradora aprendiz. Posteriormente, galgou chefia de estúdio de arte em empresas de Publicidade como a ZN e por fim, como diretora de Arte. No período compreendido entre 1988 a 1990, juntamente com um empresário local da capital do MS, fundou e tornou-se sócia da empresa de Publicidade e Pesquisas de Opinião Pública “Staëll-Publicidade, Pesquisa e Marketing”. A empresa foi responsável pela campanha para a Prefeitura de Fátima do Sul/MS, sendo uma campanha de sucesso.

Staëll também atuou junto à equipe da empresa de publicidade detentora da conta do Governo do Estado do MS, elaborando e ilustrando campanhas para as Secretarias de Estado, sobretudo a de Cultura, Turismo e o Detran. Para este último, foi ilustradora de um livro infantil de educação no trânsito chamado “Manual do Setinha”, onde elaborou cerca de 300 ilustrações coloridas. Tal manual foi premiado no Exterior/Europa, como a melhor cartilha para crianças para educação no trânsito.

Por sua versatilidade em atuar na área artística-publicitária e de criação, foi contratada para desenhar os Story-boards (roteiros de imagens para comerciais, filmagens de televisão) na TV Morena, repetidora da TV Globo no Mato Grosso do Sul, além de criar, idealizar os cenários dos programas daquela emissora. Atuou também como desenhista responsável pela divulgação de eventos para o Serviço Social do Comércio / SESC.

Simultaneamente, a artista Staëll produziu seus quadros e os expôs nos mais variados espaços e galerias, tendo destaque a menção honrosa recebida da Secretaria da Cultura, na época administrada por Idara Negreiros Duncan, pela participação na Exposição da “Mulher Índia” com sua aquarela “Curumim”.

Expôs na Ala cultural da TV Educativa; no Banco do Brasil (agência Centro, exposição intitulada: “Luzes de Staëll”); no Teatro Araci Balabanian; na galeria da Marchand Mara Dolzan, na Morada dos Baís e no espaço cultural da TV Morena, entre outros espaços.

Como ilustradora, montou, diagramou e ilustrou o livro da poeta sul-matogrossense Marília de Castro; o livro “Guardiãs da Magia” da romancista Lúcia Facco, o livro “Elas Contam”, “Victória Alada” e o Manual do Smille Train, totalmente ilustrado e oferecido pela ilustradora em ação beneficente. O projeto foi elaborado pelo Hospital de Cirurgia Crânio Facial – SOBRAPAR na Unicamp – Campinas/SP e financiado pelo empresário Bill Gates, recebendo deste e de sua equipe, elogios pela qualidade do trabalho apresentado.

Na carreira de escritora, e sob o heterônimo Lara Lunna, produziu oito romances; quatro contos, um deles publicado na coletânea “Elas Contam”; um livro de temática infanto-juvenil; um romance lançado em 2007 pela Editora Corações e Mentes na temática ficção-policial “Victória Alada” e para o ano de 2010 está previsto o lançamento, em novembro do livro “Mitera”, também ficção-policial. O romance “Victória Alada” já foi adquirido por pessoas em vários países, entre eles, Japão, EUA, Austrália, Portugal, França, Bélgica, Alemanha, Espanha e possui comunidades em homenagem à autora no Orkut e outros sites.

Formada em Direito pela Universidade Paulista em Campinas/SP, Staëll prestou concurso público e ingressou no funcionalismo Público Federal em 1997. Em sua carreira, fez diversos cursos de aperfeiçoamento oferecidos pelo Governo Federal, completando e se diplomando em 11 deles. Possui especialização “latu sensu” na área de Direito Penal.

Em Setembro de 2009, recebeu o diploma de Honra ao Mérito pelo seu destaque e atuação na área artística e literária pela Fundação Artforum Brasil-Unifuturo e Academia de Letras, Artes e Ciências “Maestro Arthur Bosman”. O cerimonial aconteceu na Casa das Rosas, situada na Avenida Paulista em São Paulo- Capital.

No dia 14 de Agosto de 2010, aconteceu o lançamento do livro “Cristal de Talentos” na Bienal em São Paulo, e Staëll se destaca neste com três de suas obras pictóricas. Em 25.08.2010, Staëll-Lara Lunna, recebeu o troféu, a homenagem e as láureas do prêmio “Mãos e Mentes que Brilham”, oferecido pela Câmara Municipal de São Paulo e pela jornalista Adela Villas Boas.

O prêmio "Mãos e Mentes que Brilham" é um descaque que possui relevância cultural, pois personalidades do naipe de Chico Anísio, Roberta Miranda, Fabio Arruda, Cacá Rosset, Paulo Goulart, Nicete Bruno, Osmar Santos, Olivier Anquier e outros também já foram agraciados.

A artista pretende continuar investindo na criação-invenção, paralelamente ao exercício de seu trabalho no serviço público, de modo a viver com plenitude e intensidade, ofertando o melhor de si e tentando, deste modo, deixar seus rastros e sementes no mundo...

A escritora Lara Lunma está trabalhando em projetos relacionados à publicação de seus próximos livros.

Nova participação de destaque da escritora Lara Lunna Staëll

Nessa mesma matéria cujo conteúdo foi anteriormente compartilhado com os Grupos ARTFORUM Brasil XXI, aproveitamos a oportunidade para registramos  nesse espaço importante espaço cultural, que na data de amanhã, dia 02 de setembro de 2011, a escritora e pintora Lara Lunna - Staëll estará sendo empossada como membro efetivo da Academia Boituvense de Letras e Artes - ABLA, na cidade de Boituva -SP.

Nesse mesmo evento acadêmico serão outorgadas medalhas e diplomas a alguns convidados que foram indicados pelos Grupos ARTFORUM Brasil  XXI, através da Presidente executiva da Universidade Planetária do Futuro, Ana Maria G. C. Felix Garjan. Outros escritores, poetas e artistas convidados pela Senhora Presidente da ABLA, Comendadora Adaljiza Cuan, foram apresentadas ao Excelentíssimo Dom Alexander Maia, presidente de uma importante organização internacional, que concederá a "Medalha Tiradentes" e outras honrarias aos novos outorgados, cujos diplomas e medalhas serão entregues, em sessão solene, pela Sra. Condessa Adaljiza Marta Machado Cuan ( Presidente da ABLA).

O  evento será realizado no Plenário da Câmara Municipal de Boituva - SP.

Blog de pinturas da artista:
Arte de Staël:
http://staell.blogspot.com/

.......................................

________________________

Divulgação: Grupos ARTFORUM Brasil XXI
& La Maison D'Art Ana Felix Garjan

............................................................................................

Convite da ABLA para evento acadêmico

Dia 2 de setembro de 2011, às 19:00 horas

Rua Ver. Olímpio Barros, 100
http://academiaboituvensedeletrasartes.blogspot.com/
..................................................................................

Um comentário:

Analuka disse...

Agradeço pela divulgação, cara amiga Ana Garjan. Que a arte esteja sempre presente em nossas vidas, dias, caminhos, em suas múltiplas formas e expressões!!! Abraços alados.

Mirabilis

Mirabilis
Artforum Brasil XXI

Academia de Artes e Poéticas "Clarice Lispector"

Planeta, maio de 2008 -Academia de Artes e Poéticas "Clarice Lispector" - "Um espaço não vazio"....

A Academia de Artes e Poéticas "Clarice Lispector", é especial homenagem à escritora Clarice Lispector, nascida em 1920 e falecida em 1977. A literatura brasileira começou a viver uma revolução chamada Clarice Lispector, em sua época. Uma revolução que começou com o seu romance "Perto do Coração Selvagem", e que até hoje respira a alma de Clarice, que por sua vez inspira milhares de pessoas.

Estamos a exatos 12 anos do centenário de nascimento de Clarice e sua poética literária, que continua considerada como única em seu tempo (começo do século XX, quando com apenas 20 anos já manifestava suas posições e militância intelectual a favor da liberdade, dos direitos humanos, e contra a sociedade machista da época.

A obra literária de Clarice Lispector continua inspirando os estudos e teses sobre a alma humana, pois ela escrevia o que sentia, numa literatura existencial, numa prosa poética e urbana cheia de sentimentos intensos.

Clarice nasceu em plena fuga, na Ucrânia. Seus pais eram judeus e fugiam da perseguição religiosa da Rússia. Ela chegou com seus pais ao Brasil aos dois anos. Naturalizou-se brasileira e, com sua inquietude e angústia, transformou a literatura nacional para sempre.

Academia de Artes e Poéticas Clarice Lispector

Academia de Artes e Poéticas Clarice Lispector
Este espaço é a Primeira Academia Virtual em homenagem à pensadora, escritora e poeta que muito contribuiu com a história da literatura brasileira. Este espaço foi iniciado em maio de 2008, para homenagear a memória da escritora Clarice Lispector, bem como de outros autores e metres da literatura brasileira e internacional.

Este espaço cultural, poético e literário foi aberto em maio de 2008, como proposta apresentada no Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz do Planeta.

Brasil, maio de 2008
Grupos ArtForum Brasil XXI
Projeto Universidade Planetária do Futuro
*

Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz.

*

"Vamos Salvar A terra"
Vídeo by Ana Garjan & Luuh Designer

http://br.youtube.com/watch?v=lxAAWGKJpFU